A vantagem competitiva dos benefícios fiscais e financeiros
Quando dizemos que o cotidiano de um empreendedor, focado no desenvolvimento de suas operações, o impede de se conectar com a área administrativa (principalmente a parte contábil e fiscal) e, por conseguinte, com as várias oportunidades de benefícios fiscais e financeiros que poderiam ajudar seus negócios, estamos nos referindo às práticas habituais de cálculo dos impostos federais, estaduais e municipais.
Essas práticas, em muitos casos, dificultam que as empresas construam uma reserva financeira para expansão e outros investimentos, o que tem um impacto direto na capacidade de operação e competitividade dessas organizações.
Entre as principais vantagens da busca por benefícios fiscais e financeiros, além da diminuição da carga tributária e previdenciária em si, está a possibilidade de melhorar a gestão financeira das organizações empresariais.
Este tipo de iniciativa é muito positiva, em termos de posicionamento estratégico, sabendo que serão apurados benefícios que não eram percebidos anteriormente, passando a serem considerados como um reforço substancial em seu fluxo de caixa mensal.
Qualquer empresa ou grupo empresarial pode e deve buscar os referidos benefícios, mas principalmente as organizações empresariais optantes pelo Lucro Presumido ou pelo Lucro Real terão uma maior gama de oportunidades, justamente em virtude da maior carga de tributos a recolher e de toda a burocracia que está associada.
Entretanto, vale salientar: até mesmo as empresas do Simples Nacional podem buscar determinados benefícios, mesmo que cada caso deva ser analisado criteriosamente.
Em grande parte dos trabalhos realizados desta natureza, a possibilidade das organizações empresariais conhecerem os potenciais benefícios que podem ser alcançados, com a efetiva economia de caixa gerado pela economia tributária e financeira, com certeza possibilita às empresas a terem condições de crescer ou de se recuperar neste cenário econômico desafiador.
A busca destes benefícios fiscais e financeiros não estão limitados apenas aos impostos correntes (recolhidos e/ ou a recolher), mas também sobre passivos tributários e previdenciários gerados no passado, tais como impostos e contribuições declarados e não recolhidos — que, certamente, podem ser reavaliados e, com a devida análise, poderão ter os seus valores reduzidos substancialmente, possibilitando o seu devido pagamento.
Nestas ações, o objetivo é o de administrar e de reduzir os passivos tributários das empresas, tais como obrigações fiscais, as quais contemplam tributos e contribuições em atraso nas esferas federal, estadual e municipal, de forma que o empresário possa continuar focado em suas operações e não seja surpreendido com ações do Fisco contra a sua empresa.
Visar à vantagem competitiva, alcançar o sucesso desejado, requer muito trabalho, e, para tanto, as empresas, em muitos momentos, devem recorrer a algumas ferramentas, sendo uma delas a busca por benefícios fiscais e financeiros, desde que bem informados e executados, que certamente auxiliarão os empresários nesta difícil tarefa.
Diante do cenário econômico desafiador que enfrentamos, colocamos a nossa equipe de profissionais à disposição para discutir este e outros temas de seu interesse, que possam auxiliar na recuperação e crescimento econômico das empresas.
Por Rogério Lara